Fatos e curiosidades sobre blindado

__

25/05/2021

Fatos e curiosidades sobre blindado

Conhece tudo sobre blindagem? Saiba alguns fatos e curiosidades da blindagem automotiva.

Blindagem sem aço:

Atualmente muitos falam de blindagem sem aplicação de peças de aço para diminuir o peso no final do processo, porém esse método pode apresentar falhas. As peças de aço possuem uma função indispensável, realizar a sobreposição nas emendas dos painéis balísticos (manta de aramida). Em caso de disparos no veículo essas emendas podem ser pontos vulneráveis e precisam ser instaladas com a sobreposição correta com peças de aço.

Quantos carros são blindados por ano:

O Brasil é líder mundial na contratação do serviço, com uma frota total de mais de 250 mil automóveis de passeio blindados (média de 17 mil carros por ano sem considerar 2020 e 2021), sendo 60% desse volume somente no estado de São Paulo.

Para blindar é preciso ter autorização do exército?

Sim! As blindadoras precisam ter uma certificação qualificada do exército assim como seus clientes. Além da autorização para iniciar o processo, o cliente deve solicitar o Certificado de Registro ao Exército, esse pedido pode ser feito pelas blindadoras para agilizar o processo.

Níveis de Blindagem:
No Brasil existem quatro níveis de proteção de blindagem permitidos para uso civil e seguem a norma de resistência balística ABNT-NBR 15000. São eles:

– Nível I
A menor proteção disponível no mercado pode resistir a disparos de armas com calibre 32 e 38, além de ataques com ferros e pedras.

– Níveis II e II-A
Com base na tabela americana, esses dois níveis resistem a armas como pistola 9 milímetros e Magnum 357, mas não são níveis de proteção resistentes contra armas de grande porte.

– Nível III-A
O nível que representa 95% dos carros blindados que trafegam pelas ruas do país, pode suportar quatro vezes mais do que o Nível I e resiste ao ataque de armas de mão de todos os calibres: submetralhadoras, pistolas 9 mm e Magnum 44.

Fonte: Guardian Blindagens

Link fonte: