A história da Blindagem Automotiva

__

18/03/2022

A história da Blindagem Automotiva 

Um dos primeiros registros sobre equipamentos de blindagem, surge por volta de 2 mil anos antes de Cristo, quando os chineses passam a usar chapas de metal em seus navios de guerra para proteção contra flechas inimigas.

No século XV Leonardo Da Vinci criou um modelo de blindado, inspirado em uma carapaça de tartaruga. A invenção se tornou apenas 400 anos depois durante a primeira guerra mundial. 

Anos depois, em 1935, começa uma nova fase da blindagem. O imperador do Japão, Hirohito utilizou uma Grand Mercedes 770 (W07) como seu veiculo pessoal. Sucessora do primeiro veículo com blindagem que recebeu em uma empresa, Nuburg 460, no ano de 1928. Essa escolha influenciou líderes do mundo todos a adquirirem seus próprios blindados, movimentando esse mercado. 

No mesmo século, foi produzido na Inglaterra novos exemplares de blindagem. O modelo Mark 1 que começou a ser exportado para outros países. 
Já nos Estados Unidos o presidente Franklin Roosevelt foi o primeiro presidente a usar um carro blindado no ano de 1941. Se direcionou até o congresso declarar guerra aos países do eixo usando um Cadillac 341 V8 1931. 

Anos depois a blindagem começou a ser acessível para população adquirir e surge assim década de 90 as primeiras empresas focadas apenas em blindagem automotiva. Em 1996 a O’Gara expos seu veiculo blindado no Salão do Automóvel, fazendo despertar um interesse ainda maior no mercado. Em 1999 surgem diversas empresas no Brasil e surge a necessidade de ter um controle sobre esses veículos. Tarefa que foi designada ao exercito brasileiro.
 

Fonte: Guardian Blindagens

Link fonte: