Quais itens no carro blindado requerem mais manutenção?

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12/09/2022

Primeiro os vidros, isso porque, depois de algum tempo, que pode variar de acordo com o modelo, e também os cuidados tomados pelo proprietário, os vidros sofrem um processo chamado delaminação. 

Isso pode acontecer após três, cinco ou até uma década de uso. A delaminação acontece quando há um deslocamento das lâminas de vidro ou do policarbonato que compõe a proteção balística, gerando bolhas de ar nos vidros ou até fazendo-os perder a transparência.

Ainda relacionado aos vidros, o motor elétrico que faz as janelas subirem e descerem normalmente é trocado quando o carro é blindado, pois o peso extra pede um motor mais potente. Mesmo assim, com o passar do tempo, manutenções são necessárias. 

Afinal, imagine ter um carro blindado, mas, ao descer o vidro para tirar um tíquete no guichê eletrônico de um estacionamento, ele acaba não fechando por falta de manutenção? Com o vidro aberto, toda a proteção vai por água abaixo. 

Pastilhas de freios também estão entre os itens que mais precisam de cuidados extras. Devido ao peso extra causado pela blindagem, as pastilhas se desgastam a uma velocidade maior do que em um carro sem a proteção balística.

Muito se fala que a blindagem da carroceria é vitalícia, mas ela não está livre de manutenções. Por isso, na revisão, as empresas costumam fazer testes de infiltração e de alinhamento, por exemplo.

Amortecedores e molas como itens que requerem atenção. Assim como os freios, eles sofrem com o peso a mais do carro. 

É recomendo que a cada 40.000 ou 50.000 km rodados os amortecedores das portas e porta-malas sejam trocados. Verificar o alinhamento das portas também é outra prática constante que se deve ter com o carro blindado.

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