Saiba por que é importante fazer uma revisão no carro antes de viajar

__

14/07/2023

Tão importante quanto escolher o destino, reservar hotéis e definir os passeios é fazer a revisão no carro antes de viajar. Afinal, você não vai querer comprometer a viagem por um fato que poderia ter sido evitado com uma simples passagem na Guardian, não é mesmo?

Realizar um checkup no seu carro é a melhor forma de prevenir acidentes nas estradas. Em épocas de grande movimentação, como feriados prolongados ou férias escolares, as rodovias registram tráfego maior de veículos e também um número elevado de acidentes.

Foi pensando nesse aspecto que resolvemos conversar mais sobre a revisão de viagem. Você vai saber o que precisa checar no seu carro para viajar com muito mais tranquilidade. Confira todas as informações e dicas!

O que fazer antes da revisão do seu carro?

Antes do checkup, você deve prestar atenção em alguns detalhes. A primeira é que revisão do veículo não deve ser feita um ou dias antes da data da viagem. Leve-o com pelo menos uma semana de antecedência. Dessa forma, caso seja preciso trocar alguma peça ou fazer algum procedimento mais demorado, você terá tempo para deixar o carro na oficina, sem comprometer o planejamento.

Em segundo lugar, escolha uma oficina de sua confiança para fazer a revisão. Os itens que serão conferidos são de vital importância para o pleno funcionamento do veículo e seu desempenho seguro nas rodovias. Portanto, não é recomendável deixar seu carro nas mãos de qualquer mecânico.

Fazer a revisão não só garante a segurança da sua família na estrada e de todos os outros condutores, como também preserva as condições do carro. Se todas as peças estiverem em perfeito estado, o veículo trabalhará de forma eficiente, economizará combustível e saberá responder a situações de emergências, como freadas bruscas e ultrapassagens (somente as permitidas, é claro).

Quais são os tipos de revisão?

Revisão preventiva

Existe aquela máxima de que é melhor prevenir do que remediar, certo? Com a vida útil do nosso carro não é diferente. A revisão preventiva é a que mantém tudo sempre em ordem, com a manutenção de todas as peças em dia, a fim de que não ocorram problemas futuros.

Nessa situação, as peças já são trocadas quando começam a demonstrar algum desgaste, evitando estragos e acidentes. Vale ressaltar que essa é a melhor maneira de revisar, principalmente em se tratando de revisão no carro para viagem.

Revisão preditiva

A revisão preditiva é feita a partir de uma prévia análise técnica, ou seja, de acordo com as recomendações do fabricante. Por meio das informações básicas do veículo, ela observa se realmente é necessária alguma manutenção naquele momento.

Um ótimo exemplo é quando o fabricante recomenda a troca de amortecedores após 40.000 km rodados. Com a revisão preditiva, será relevado se realmente é necessária a substituição, se ela pode ser feita depois dessa quilometragem ou, ao contrário, se já deveria ter sido realizada com 30.000 km.

Revisão corretiva

Não deu para fazer uma revisão preventiva ou preditiva? Ainda dá tempo de salvar o carro! Com a manutenção corretiva, o que está com problemas, com defeito ou quebrado é diagnosticado. Um exemplo simples é quando você verifica que uma lâmpada está queimada e realiza a substituição por uma nova.

Quais itens devem ser checados na revisão do veículo?

Quando realizamos a revisão do carro, devemos ter atenção a detalhes imprescindíveis para o seu bom funcionamento e desempenho. A seguir, listamos os principais itens que devem passar pelo checkup.

1. Pneus
2. Rodas
3. Alinhamento da suspensão e balanceamento das rodas
4. Sistema elétrico
5. Para-brisas e sistema de limpeza dos vidros
6. Equipamentos de segurança
7. Freios
8. Fluidos
9. Correias dentadas
10. Blindagem e delaminação, caso o carro seja blindado.

O que mais devo saber sobre a revisão do carro para viagem?

Estar com a revisão em dia não é apenas uma medida positiva a fim de garantir a segurança de todos e a vida útil do carro. Caso você não saiba, um veículo sem revisão gera multa.

Os artigos 104 e 230 do Código de Trânsito Brasileiro dizem que, ao conduzir o automóvel em mau estado de conservação ou reprovado na avaliação de inspeção de segurança e de emissão de poluentes e ruído, o condutor está sujeito a multa grave — além da perda de 5 pontos na Carteira de Habilitação.

Portanto, se você não realiza a revisão no carro, considerando todos os pontos destacados até aqui, pode ter esse problema adicional. Seu veículo, inclusive, será retido como medida administrativa, já que está sem condições de trafegar conforme estipula a lei. Vale ressaltar que essa regra vale para todos os modelos de automóveis, qualquer que seja o ano de fabricação.

Boa viagem!

Fonte:

Link fonte: