Balanceamento de rodas: a importância de manter em dia

__

16/06/2023

Balanceamento de rodas: a importância de manter em dia

O balanceamento de rodas é um dos serviços de manutenção de automóveis mais comuns oferecidos pelas oficinas e auto centers. Isso se dá pelo fato da necessidade de manter o bom funcionamento da direção do carro, da economia com pneus e, principalmente, do conforto e segurança do condutor.

Contudo, muitos motoristas não entendem a importância do balanceamento de rodas ou simplesmente dispensam este tipo de manutenção básica, mas de extrema utilidade, no dia a dia de condução.

A importância do balanceamento de rodas

Além de manter o motor do carro e os sistemas internos, é crucial para motoristas e mecânicos executar procedimentos de manutenção regulares nos pneus e na direção.

Afinal, a rotação regular de pneus e o equilíbrio adequado das rodas são partes importantes do desempenho geral do veículo. E para que você saiba como manter seu cliente informado sobre a importância do balanceamento de rodas, respondemos abaixo algumas perguntas cruciais sobre esse serviço:

Como saber quando as rodas não estão balanceadas?

Quando há um “ponto pesado”, ou desequilíbrio, na roda, o que impede que ela gire em um movimento circular bem focado. À medida que a velocidade vai aumentando, é possível notar o volante ou os assentos balançarem e vibrarem. Quanto mais rápido você for, mais notável será a vibração. O carro pode estremecer ligeiramente, e pode ser desconfortável ou difícil segurar o volante.

Ou seja, se o motorista reclamar de questões clássicas, do tipo: volante mais “pesado”, puxando para um lado, tremendo a direção, pneu consumindo de um lado só, entre outras, é recomendado dar uma olhada no balanceamento de rodas.

Qual é o resultado de rodas não balanceadas?

As rodas não balanceadas fazem com que os pneus nas rodas afetadas se desgastam de forma desigual. Se não for compensado, as rodas não balanceadas também podem afetar sua suspensão e direção, diminuir a quilometragem por litro de combustível e causar um mau manuseio do carro. Neste ponto, é mais do que um aborrecimento — é um problema de segurança.

Quais as vantagens desse tipo de manutenção?

Podemos considerar que o balanceamento de rodas é um tipo de manutenção, tanto preventiva, como corretiva.

Ou seja, quem tem o hábito de realizar revisões frequentes, o balanceamento vai evitar que problemas ocorram. Já aqueles que só vão ao mecânico quando alguma ocorrência aparece, nesse caso o balanceamento de rodas servirá para consertar o problema.

Mas de uma forma geral, esse serviço engloba inúmeras vantagens práticas ao veículo e ao motorista, que vão muito além do desempenho do automóvel. Por exemplo:

  • melhora as condições de condução;
  • gera mais conforto e segurança ao condutor;
  • evitar acidentes;
  • proporciona economia e redução de custos com peças;
  • aumenta a vida útil do pneu;
  • melhora o desempenho do consumo de combustível.

Fonte:

Link fonte: